Você está aqui: Últimas Notícias > Mestranda do Poslet é uma das vencedoras do Prêmio Arte na Escola Cidadã com projeto que leva teatro a alunos de escola do campo
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 15h15
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 15h25
  • Acessos: 213

socorro camelo Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (Polset) da Unifesspa, a professora da educação básica, contadora de histórias e ativista cultural, Maria do Socorro Camelo foi uma das vencedoras do XXIII Prêmio Arte na Escola Cidadã, honraria que reconhece e dá visibilidade a projetos que fortalecem o ensino de Artes no Brasil.

Socorro, que é graduada em Letras e em Artes Visuais, já atuou como preceptora em projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unifesspa, é professora da rede municipal de ensino de Marabá e atualmente escreve dissertação de Mestrado sobre a obra de Augusto Boal, sob a orientação do professor Dr. Abílio Pacheco.

Ela ficou em primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental I, sendo a única residente no estado do Pará entre os finalistas. O projeto premiado é um teatro intitulado “Canoeiros e Canoeiras das Palavras - Construção Cênica: O menino que ouvia estrelas e se sonhava canoeiro”, da obra literária do escritor paraense Antonio Juraci Siqueira.

Escrita em versos de cordel, em que o autor narra sua autobiografia desde a sua infância, seu sonho de menino, os caminhos que percorreu para o desabrochar da poesia, e como se tornou canoeiro da poesia, na qual foi adaptado para o teatro, com autorização do autor. O projeto foi realizado na Escola Irmã Adelaide Molinari, uma escola do campo de Marabá.

"Receber esse prêmio representa a nossa luta diária, quanto professora de Arte, de produzir com os alunos, trabalhos voltados para as artes com pouco recursos ou nehum recurso,  tendo que improvisar, buscar materiais alternativos para trabalhar.  Espero que outros professores de Arte daqui de Marabá também se inscrevam nas próximas edições.  É preciso mostrar os projetos que são desenvolvidos aqui, nas escolas do campo e urbano do município”, declarou.

54bc2223 1dcb 4961 8c56 bbd22a8d3a3c

Para a educadora, o projeto desenvolvido é inspirador pois proporciona uma vivência cênica e literária que contribuiu nas descobertas de habilidades dos alunos, despertando o gosto pela leitura teatral, literária e de mundo.

“É inspirador porque levou os alunos a fazerem uma viagem e conhecer um pouco da literatura amazônica, por meio da obra do escritor paraense Juraci Siqueira. Inspirador porque quatro turmas de 5° ano se dedicaram em seu desenvolvimento, cada um contribuindo com suas habilidades e com o que podia. Seja no elenco, na construção do cenário, na organização do figurino ou trazendo papelão para construir os objetos cênicos”.

Transcrito integralmente a partir de: [https://www.unifesspa.edu.br/noticias/6183-mestranda-do-poslet-e-uma-das-vencedoras-do-premio-arte-na-escola-cidada-com-projeto-que-leva-teatro-a-alunos-de-escola-do-campo]