Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Programa > Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 13h04 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 13h04 | Acessos: 3332

O programa possui uma área de concentração, “Linguagem e Sociedade”, e duas linhas de pesquisa: "Estudos Comparados, Culturais e Interdisciplinares em Literatura" e "Linguagem, Discurso e Sociedade". A área de concentração busca abordar a dimensão interdisciplinar da Linguagem, pois considera a compreensão sócio-histórica do sistema linguístico e seus mecanismos linguísticos e culturais que engendram as identidades sociais na complexa relação linguagem e sociedade, bem como investiga diversas produções linguísticas, discursivas, literárias e artísticas, consideradas em suas especificidades ou inter-relações.

 

As Linhas de Pesquisa  são: 

  1. Estudos Comparados, Culturais e Interdisciplinares em Literatura

Descrição: Esta linha de pesquisa abrange as relações entre o texto literário, as teorias e críticas literárias e outras áreas do conhecimento como Artes, Filosofia, Psicanálise, História e Ciências Sociais. Ademais, lida com questões relativas às ressonâncias entre autores, temas, estilos e obras, também com a questão de textos limítrofes como crônicas, diários, cartas, relatos de viajantes, contos de fadas, além de novos objetos de estudos da Teoria Literária, como o cinema, a música popular, as histórias em quadrinhos, as adaptações de obras literárias para outras mídias. A linha também congrega projetos acerca da literatura nacional e internacional que abordam os textos em sua dimensão sociocultural. Buscando compreender as articulações entre experiência vivida, ficção e organização social, bem como a constituição de acervos enquanto fontes primárias, a linha de pesquisa também se abre para a investigação da obra literária como produto da cultura. Aproximações no que tange à história da leitura e do livro, nessa perspectiva, permitem discussões gerais sobre as relações entre a literatura e o mercado.

 

  1. Linguagem, Discurso e Sociedade

Descrição: Esta linha de pesquisa leva em consideração a análise da Linguagem em uso, seja em contextos orais ou escritos, abrangendo o estudo e a descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade, com ênfase nos aspectos lexicais, semânticos, retóricos, argumentativos, de variação linguística nas mais diversas manifestações da linguagem e em diferentes contextos multiculturais e ideológicos. Dentro dessa perspectiva, a presente linha de pesquisa se torna um campo de investigação científica que congrega pesquisadores dedicados à produção de conhecimentos sobre linguagem e práticas discursivas vislumbrando questões sobre letramento em contextos sociais e/ou institucionais específicos. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página