Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Últimas Notícias > Avaliadores do MEC vão visitar Unifesspa de 16 a 19 de setembro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Avaliadores do MEC vão visitar Unifesspa de 16 a 19 de setembro

  • Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 16h19
  • Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 09h47
  • Acessos: 662
imagem sem descrição.

Pela primeira vez, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai passar pelo processo de recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC). A visita dos avaliadores já tem data definida: 16 a 19 de setembro e a comunidade precisa estar atenta e preparada para mostrar o que a universidade tem de melhor.  

A avaliação externa é realizada por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (Inep), que irá conferir os padrões de qualidade da Universidade. A Unifesspa será avaliada em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura.

Durante a visita in loco, os avaliadores do Inep vão atribuir notas, que variam de 1 a 5, a cada um desses eixos, chegando ao conceito institucional pela média aritmética. O resultado dessa avaliação é considerado fundamental para garantir o recredenciamento enquanto universidade e para a manutenção da autonomia universitária. 

Segundo a comissão interna de acompanhamento da avaliação, formalizada pela Reitoria, a colaboração de todos é fundamental para um resultado positivo da avaliação. “Estudantes, professores e técnicos-administrativos devem estar atentos sobre como funciona o processo avaliativo e como podem participar e contribuir para mostrar o que a universidade tem de melhor”, explicou Edson dos Anjos, que preside a Comissão.

Nesta quinta-feira (29), às 9h da manhã, será realizada na Unidade I - uma reunião com todas as unidades acadêmicas e administrativas da Unifesspa, a fim de esclarecer a participação de cada um no processo. A orientação é que todos os professores atualizem o currículo lattes e organizem as respectivas comprovações. Os técnicos administrativos podem ajudar na coleta de documentos e garantir o pleno funcionamento das políticas institucionais. Já os estudantes precisam se apropriar desse processo avaliativo para demonstrar conhecimento sobre a universidade. 

Os detalhes e ajustes finos nos preparativos para a avaliação serão encaminhados nesta reunião, por isso, a presença e compromisso de toda a comunidade é fundamental. "Em seis anos de universidade fizemos muita coisa. A Unifesspa cresceu em qualidade na oferta de ensino, pesquisa e extensão, e isso precisa ser mostrado para a comissão de avaliação do MEC. O engajamento de toda a comunidade universitária é crucial. Juntos, temos condições de consquistar a nota máxima, garantindo nossa autonomia", ressaltou Edson dos Anjos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página