Você está aqui: Últimas Notícias > Unifesspa vai promover III Congresso Regional do ProfLetras

Unifesspa vai promover III Congresso Regional do ProfLetras

• Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 10h55
  • Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 09h47

FRENTE Folder ProfLetrasoTDC

Com o tema: “Língua, Literatura e suas Inferfaces, o Programa de Pós-Graduação Strictu senso Mestrado em Letras, por meio da Pró- Reitoria de Ensino e Pesquisa de Inovação Tecnológica (Propit), de seu grupo de professores pesquisadores do quadro permanente do Profletras - Unifesspa, de seus professores colaboradores da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vai realizar nos dias 27, 28 e 29 de março de 2019, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o III Congresso Regional do ProfLetras.

O evento que conta com o apoio do   Profletras - Nacional – da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outros colaboradores será realizado no Auditório da Unidade III, do campus de Marabá.

O objetivo do III Congresso Regional do ProfLetrasé dar continuidade as discussões sobre a necessidade de se qualificar, em nível de Mestrado, professores efetivos de Língua Portuguesa do ensino fundamental da rede pública, com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino em nossa região.

O congresso, além de promover o debate teórico-metodológico dos trabalhos desenvolvidos e/ou em desenvolvimento de acordo com as linhas de pesquisas: Teorias da Linguagem, Ensino Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes e Literatura e Ensino que alinham diferentes propostas, oportuniza o debate acerca das metas e ações do Programa Profletras, em âmbito regional, a partir das experiências oriundas dos trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento no Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras/Unifesspa.

O Congresso é de grande relevância, sendo uma oportunidade de haver socialização da pesquisa, do ensino e a práxis docente dos professores, bem como para a interação das diferentes IES envolvidas.

O evento é aberto para graduandos, pós-graduandos, professores e demais pesquisadores e visa compartilhar com a comunidade acadêmica e demais professores da região pesquisas que buscam aliar a prática docente de acordo com a nova proposta curricular do Profletras Nacional.

Serão ofertadas 100 vagas para os participantes nas condições de ouvintes e apresentação de pôsteres.

A Comissão Organizadora é composta pela Profa. Dra. Áustria Rodrigues Brito Prof. Dr. Gilmar Bueno, Prof. Dr. Alexandre Santos Filho Técnico da Pós-Graduação: Samuel Paosinho e o bolsista Igo Pereira da Silva.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Programa de Pos Graduação Profletras, por meio do técnico Samuel Paosinho ou pelo fone: (94) 2101.7180

Das inscrições e vagas

Dia 15/03 a 27/03 - Participantes ouvintes

Dia 15 a 22/03 - Apresentação de pôster

Confira a programação:

8h às 12 horas - Credenciamento

14h às 18 horas – Defesas

18h às 18h30 - Solenidade de abertura

18h30 às 19h30 - Palestra: leituras e formação de leitores

Com o Prof. Dr. Márcio de Melo (UFT)

Local: Auditório da Unidade III

19h30 às 21h30

Mesa Redonda: Nova Matriz Curricular do ProfLetras a partir da turma de 2019 e a pesquisa ação no ProfLetras.

Profa Dra. Luiza Helena Oliveira da Silva - Vice-Coordenadora do ProfLetras Nacional (UFT)

Profa. Dra. Lindinalva Messias (UFT)

Profa. Dra. Áustria Rodrigues Brito (Coordenadora Local do ProfLetras - Unifesspa)

Mediação: Profa. Dra. Eliane Machado Soares (Unifesspa)

14h às 18 horas - Defesas

19h às 21 horas

Mesa Redonda: Apresentação das linhas de pesquisa de Linguística e Educação especial

Convidados: Professores efetivos e colaboradores

Mediação: Profa. Dra. Liliane Batista

Local: Auditório da Unidade III

14h às 18 horas - Defesas

17h às 19 horas

Apresentação dos pôsteres da pesquisa em andamento da turma ProfLetras de 2018

Local: Tapiri da Unidade III

19 às 21 horas

Mesa-Redonda: Apresentação das linhas de pesquisa de Literatura e suas interfaces

Convidados: Professores efetivos e colaboradores do ProfLetras.

Mediação: Profa. Dra. Maria Christina Cervera.