Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Agenda > MINICURSO: História, memória e testemunho em Carlos Drummond de Andrade
Início do conteúdo da página

MINICURSO: História, memória e testemunho em Carlos Drummond de Andrade

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 15h13 | Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 18h23 | Acessos: 349

MINICURSO

História, memória e testemunho em Carlos Drummond de Andrade

Ministrante: Marcelo Ferraz (UFG/UNIFESSPA/CNPq)

Data: 23, 24 e 25 de agosto, das 14h às 17h

Local: Campus I

 

Resumo

O minicurso tem como objetivo ler, discutir a analisar a produção poética de Carlos Drummond de Andrade nas décadas de 1930 e 1940, com ênfase nas articulações potentes que sua obra estabelece entre poesia, história e memória. O tratamento estético que o poeta confere ao passado familiar – entrelaçando lembranças íntimas e os desacertos da formação social brasileira, com seu quinhão de barbárie – bem como o compromisso ético e político que sua obra a essa certa altura estabelece com o “tempo presente”, de guerra, no contexto internacional, e de ditadura, no contexto nacional, constituirão o cerne das reflexões que o curso propõe instigar entre os/as participantes.

Cronograma

23/08: Momentos de formação: Drummond e o decadentismo. Diálogos com Mário de Andrade e o movimento modernista. Alguma poesia e Brejo das almas: linhas gerais, rupturas, tensões. Estudo de poemas selecionados.

24/08: Sentimento do mundo e José: oscilações do eu participante. Culpa social, internacionalismo solidário e pessimismo histórico. A dialética entre precaridade e potência na lírica drummondiana. Leitura de poemas selecionados.

25/08: A rosa do povo: poesia social x testemunho. Formas de melancolia, formas de resistência. O testemunho poético da segunda guerra mundial. Estudo de poemas selecionados.

Metodologia

O curso será realizado na modalidade presencial, com aulas expositivas e leitura dialogada dos poemas. Outros recursos adicionais poderão ser mobilizados conforme os objetivos de cada encontro, como canções, filmes, vídeos e imagens.

Critérios de avaliação

Os/as estudantes serão avaliados com base em seu engajamento no curso, levando-se em conta assiduidade, pontualidade e participação nas discussões.

registrado em:
Fim do conteúdo da página